Provas: como ajudar as crianças neste período?

Provas: como ajudar as crianças neste período?

 

Expectativa, estresse e ansiedade parecem sensações comuns apenas no dia a dia de um adulto, no entanto as crianças também são vítimas desses sentimentos.

 

O período de provas pode parecer um pesadelo para os estudantes, por isso, o apoio da família durante esta fase é fundamental para que a semana de provas não se transforme em um bicho de sete cabeças.

 

É claro que os pais não podem realizar todas as tarefas por eles, mas podem auxiliá-los com pequenas atitudes que fazem toda diferença no desempenho dos filhos, afinal os adultos já passaram por este momento e sabem a importância do apoio emocional.


Veja algumas dicas:

 

- Logo no início da semana de provas, o aluno pode ficar desanimado, ansioso e com medo de falhar, principalmente se não vai bem em determinada matéria. Seja positivo, mostre que ele é capaz de aprender o que quiser, se for dedicado.


- Os pais devem acompanhar a vida escolar do aluno, estar atento sobre a forma de ensino, qual o conteúdo está sendo ensinado, e seu desempenho escolar para garantir que as matérias estejam em dia.

- Que tal estudar com ele? Crie fichas de estudos e faça um jogo de perguntas e respostas, de forma descontraída ele aprende de forma natural e sem pressão. Resumo também é uma boa pedida, assim você pode acompanhar se o seu pequeno está assimilando o conteúdo para as provas.

 

- Siga uma rotina de estudos, nada de deixar para última hora. Separe um local tranquilo, longe dos eletrônicos e distrações, separe água e um lanche, assim a criança evita levantar várias vezes. Também é de suma importância cuidar da saúde, o sono e a alimentação devem estar em dia. Procure um nutricionista e informe-se sobre alimentos que ajudam a melhorar a memória.

- Motivação: não se esqueça de sempre lembrar seu filho de que ele é capaz de tudo. Ele precisa se sentir seguro e saber que existem pessoas que acreditam em seu potencial. Elogie e comemorem as realizações e conquistas.

 

Fonte: https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/aprendizagem/como-ajudar-as-criancas-a-se-preparar-para-as-provas/

Veja Todas as Notícias


   << Voltar

NOTÍCIAS

+

Semana do Folclore: O Jabuti e o Caipora

Uma homenagem à nossa tradição oral: Como parte dos eventos que compõem a semana do folclore, nosso professor de artes, Eros Secchi, contou aos alunos do fundamental I uma das histórias que fazem parte de nosso vasto repertório cultural: O Jabut...

+

O Compasso da Imaginação - Na Cola da Escola

Fundamental I, aula de educação física: Coração acelerado, alunos correm, saltam, vibram… e, muitas vezes, também imaginam - se quiserem vencer. A considerar o entusiasmo dos estudantes em suas aulas, pode-se dizer que participar de uma a...

+

Wallon | Recrearte: 37 anos

14 de julho de 1980: Surgia um novo conceito de escola na Aclimação e Vila Mariana. Desejamos felicidades a todos que fizeram e continuam fazendo parte da História do HWR. Que Deus continue iluminando a trajetória de todos os alunos, ex-alunos, dos familiares...

+

Provas: como ajudar as crianças neste período?

Provas: como ajudar as crianças neste período?   Expectativa, estresse e ansiedade parecem sensações comuns apenas no dia a dia de um adulto, no entanto as crianças também são vítimas desses sentimen...

+

Novo Logo Colégio Henri Wallon | Escola Recrearte

Senhores pais, queridos alunos, professores, colaboradores e amigos. Nossa escola completou 37 anos no dia 14 de julho de 2017. Achamos que já era tempo de unir as duas marcas – Recrearte e Henri Wallon – numa ÚNICA MARCA. Uma logomarca é muito...